Controle das EMOÇÕES no consumo…

Controle das EMOÇÕES no consumo…

Consumir e comer, para muitas pessoas são fontes de prazer que superam o sexo.

Se você anda feliz por agregar sacolinhas de lojas, cuidado! …Você pode ser vítima do marketing estratégico ou de pais desinformados.

Pais ocupados demais, satisfizeram os seus filhos com presentes, buscando compensar-lhes a ausência física. Na verdade, criam adultos consumistas que podem ter sérios problemas financeiros se não recorrerem a um tratamento.

Adultos compulsivos por comida, quase sempre, resultam de pais desesperados que decodificaram o choro infantil como fome e trataram as crianças com comida, sempre que ficavam inquietos os choramingavam.

As compras  começam para suprir desejos, insatisfação pessoal com a aparência física ou insucesso profissional. E a indústria do Marketing se aproveita dessa carência para alavancar vendas!

O marketing estratégico cria emoções que serão compradas pelos consumidores. Assim, cada vez que compra algo, na verdade vive a emoção e as sensações desse consumo, só que elas duram apenas instantes.  A descarga de endorfinas é viciante e o consumidor precisa lançar-se à próxima compra.

Se em algum momento, se sentir deprimido… consumir algo, pode parecer uma boa ideia. Mas, CUIDADO:  na maioria das vezes, sua aquisição é desnecessária, motivada apenas pela emoção.

É preciso então, treinar habilidades para controlar suas emoções. Uma técnica que eu recomendo aos meus coachees é “a técnica do S.O.S” :

S-sair da loja;

O-olhar outras lojas;

S-segurar seu desejo até o dia seguinte;

Funciona muito bem para o consumista compulsivo, pois se realmente for algo que não vai se arrepender, volte lá e compre no dia seguinte.

 

Para quem come demais eu recomendo também o S.O.S, só que com outra semântica:

S- sair da geladeira, TV ou cinema;

O- olhar a quantidade do que está comendo (realmente precisa dessa quantidade?)

S- saborear com muita calma o que estiver comendo (para não esquecer que já comeu)

 

Agora que você já conheceu essas DICAS, compartilhe!

 

 

Os comentários estão encerrados.