O que é CAFONA?

O que é CAFONA?

Cafona
É a pessoa contrária à elegância.
Cafona, era o termo usado para definir a pessoa que estava por fora da tendência, não tinha bom gosto, era ultrapassado e sem elegância.
E hoje o que é ser cafona?
Ser cafona é comentar com desdém sobre a roupa que alguém esteja vestindo; é inibir alguém em público; é usar de autoridade para humilhar subordinados, é omitir a verdade para se prevalecer de algo; é ser corrupto e achar que o uso de um terno Armani lhe trará toda a elegância.
Cafona, assim como elegância, está relacionado ao comportamento e não só a vestimenta. As roupas em cabides não podem ser classificadas como elegantes ou cafonas, isso depende do comportamento de quem as veste e também da associação que esta pessoa fará com outras peças ou adornos.
Existe algo mais cafona e lamentável do que mastigar de boca aberta? Chupar os dentes ou o nariz cheio de catarro? Além de cafona, deselegante, passa a ser nojento! Saibam que já vi muita gente bem vestida fazendo isso!!

Elegante é a pessoa que transborda gentilezas, sabe ouvir, elogiar,  trás consigo um vocabulário repleto de palavras de significado cortês.

O cafona é aquele que perde a elegância com facilidade numa discussão, perde o equilíbrio e sensatez, usa palavras de insulto, xinga e desrespeita outras pessoas.

Cafona é achar que roupa cara e de grife agrega elegância. É enrolar-se em ouro para ter aceitação e ainda, confundir isto com nobreza!

2 Comentários

  1. ezequiel.futuro@gmail.com' Ezequiel Rodrigues disse:

    Olá Adriana,

    Bom dia!

    Estava a procurar algum texto que relacionasse corrupção e cafonice, pelo fato de ser tão nojenta a corrupção, o corrupto deveria ter nojo e vergonha de sí mesmo.
    Seu texto descreveu muito bem o que eu estava procurando.
    Continue escrevendo…

    Abraço e feliz 2016!

  2. Obrigada Ezequiel, eu me sinto honrada em poder contribuir. Um excelente ano pra você e sua familia! Fraternal abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *